Baixa taxa de juros coloca consignado no topo de pedidos de portabilidade

Garantia de pagamento, devido ao desconto do valor na folha, chama atenção de bancos brasileiros

18 de setembro de 2019 às 18:48

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O consignado representa 99,9% dos processos de portabilidade de crédito no Brasil, em comparação com outras modalidades, como imobiliário e pessoal. Os dados fazem parte de levantamento realizado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Este tipo de crédito chama atenção de correntistas por causa dos juros mais baixos em relação a outras modalidades de empréstimo do mercado. Por outro lado, os bancos oferecem taxas mais baixas devido ao menor risco que envolve a operação, pois as parcelas são descontadas diretamente no contracheque ou aposentadoria do trabalhador. Com isso, o índice de inadimplência é quase inexistente.

Diante das vantagens, pessoas que possuem dívida com juro alto têm procurado com frequência a portabilidade. Além da diminuir as taxas, existe a possibilidade de diminuir o valor das parcelas.

Para escolher a melhor opção, as condições da portabilidade precisam ser observadas junto aos bancos. Neste ponto, os servidores públicos das prefeituras de Maceió e São Luís e dos Estados do Maranhão e de Goiás levam vantagem. Com a gestão de consignado realizado pela Neoconsig, os funcionários públicos têm acesso às taxas mais vantajosas e prazos mais atrativos do mercado.

O servidor público pode procurar a Central de Atendimento Use Mais da sua cidade para ter acesso a todas as informações ou acessar o site www.clubeusemais.com.br/meu-consignado. Por meio do aplicativo ou portal Meu Consignado, é possível acompanhar todos os detalhes da contratação, como valores e datas do vencimento das próximas parcelas, entre outros serviços.